Alcoolismo Tratamento

Alcoolismo, precisa de ajuda? Este espaço é dedicado ao Tratamento do Alcoolismo.

História do Álcool na Sociedade

O aparecimento das bebidas alcoólicas não possui uma certeza absoluta, no entanto, de acordo com registos arqueológicos, é fiável acreditar que os primeiros aparecimentos do álcool tenham sido há aproximadamente dez mil anos atrás, no período Neolítico da Pré-História. Embora a sua utilização, nesses tempos, seja somente o método de fermentação, resultando assim num baixo teor de álcool, e a sua utilização era muito inferior à de hoje em dia, assim como as utilizações, já que durante muito tempo foi usado apenas para situações medicinais.

Normalmente, os povos primitivos elaboravam a sua própria bebida alcoólica, com características únicas e sabores distintos. A cerveja, uma das bebidas alcoólicas mais consumidas no mundo actualmente, é a bebida alcoólica mais antiga, consumida pelo Homem. O consumo do álcool teve sempre as suas razões na sociedade, sendo muito comum a sua ingestão em celebrações sociais, religiosas ou até familiares. A presença de álcool na sociedade em abundância, ao ponto de criar situações de embriaguez, vem até na Bíblia dos tempos mais primórdios, com o relato do consumo excessivo de vinho por parte de Noé, que acabou por tirar a sua roupa, gritar e desmaiar.

Um assunto que poderá chamar a atenção de todos é a razão da introdução de bebidas alcoólicas na nossa sociedade de hoje em dia. Pode-se ainda fazer a mesma chamada de atenção para outros tipos de droga, como o cigarro, a marijuana, a cocaína, a heroína ou outro tipo de drogas capazes de alterar o comportamento normal do ser humano.

O álcool tem o mesmo efeito que outro narcótico, ou seja, a sua ingestão altera a consciência e coordenação das pessoas, provocando alterações a nível de comportamento ou até mesmo do sistema nervoso. Como consequências imediatas após a sua ingestão destaca-se: sensação de fuga da realidade, desinibição fora do normal, lentidão nas acções, perda de memória, etc.
Mesmo que o álcool tenha sido descoberto há imensos anos, e durante muito tempo tenha sido encarado de outra forma, actualmente as bebidas alcoólicas são encaradas como um “escape” para problemas sociais (educação, saúde, desemprego, etc) que assolam o mundo inteiro, e o álcool funciona como um apaziguante para que o indivíduo tenha uma sensação de fuga quanto a situação se torna insustentável. Ou seja, actualmente o álcool é encarado como uma forma do Homem se abstrair de situações que para ele sejam desagradáveis de alguma forma.

O Alcool é uma droga

O Álcool é a droga mais consumido em todo mundo.

Porém, como muitas outras invenções do Homem, o álcool virou-se contra a humanidade, passando a ser um dos temas mais discutido actualmente devido às suas consequências em diversas situações. Hoje em dia, o consumo de álcool é fiscalizado numa boa parte do mundo, principalmente quando o consumo está associado à condução de um veículo e às dificuldades e situações complicadas que ele origina.
Foi em 1952 que o alcoolismo passou a ser tratado como doença, mas somente em 1967, o conceito do mesmo foi incorporado pela OMC (Organização Mundial de Saúde), no entanto este problema já tinha surgido há muito tempo na sociedade, apenas não era tratado como doença, mas sim como um hábito regular, tal como muitos outros que o homem teria na altura.

Concluindo, a presença do álcool na sociedade de hoje em dia é maior do que nunca, mesmo assim é preciso consciencializar as pessoas que o seu consumo em excesso é prejudicial tanto para a saúde de quem o ingere, como para a saúde de quem está à sua volta. O problema está que a presença do álcool em vários meios de comunicação não ajuda, ainda para mais quando a sociedade está acostumada a que as pessoas infrinjam as leis sem problema algum. Por isso, o alcoolismo ainda se torna um pouco um assunto tabu, já que para muitos é uma doença (pessoas sóbrias e sem problemas de álcool) e para outros é um escape à realidade em que estão inseridos (alcoólicos).

3 respostas para “História do Álcool na Sociedade

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Pode usar estas etiquetas HTML e atributos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>